O secretário de Estado da Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, foi entrevistado no Programa Conexão do site Rondônia ao Vivo, pelo jornalistas Ivanilson Frazão que abordou diversos assuntos ligados ao agro de Rondônia. Na oportunidade o secretário falou da responsabilidade de estar à frente da pasta responsável pelas políticas públicas para o fortalecimento do setor produtivo rondoniense.
“Desde novembro quando o governador Marcos Rocha me convocou para assumir a pasta, que estou andando pelos municípios do estado, conhecendo de perto a realidade dos homens e mulheres do campo, para pode ter certeza de que vamos fazer de tudo para valorizar ainda mais nossos produtores rurais, com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do estado”, disse o secretário.
Luiz Paulo durante a entrevista falou do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PEAA onde o governo de Rondônia destinou R$ 2.850.000,00 (dois milhões e oitocentos e cinquenta mil reais).
“Os recursos serão encaminhados para os 52 municípios, para fomentar o setor da Agricultura Familiar. Foram aprovados 535 produtores rurais e 9 cooperativas em todo estado. As entregas dos aprovados estão previstas para começar acontecer no mês de junho”, lembrou Luiz Paulo.
Secretário comentou ainda que o estado de Rondônia é o 2º Estado no ranking da produção agropecuária da região Norte do país. “De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa; o valor exato de R$ 20.952.697.352 (vinte bilhões, novecentos e cinquenta e dois milhões, seiscentos e noventa e sete mil e trezentos e cinquenta e dois reais) é o que corresponde a 1,7% do valor bruto da produção nacional, colocando Rondônia no 11º Estado da Federação. A tendência é aumentar as áreas de plantio, de grãos e, ao mesmo tempo, o aumento do rebanho, de uma forma sustentável sem precisar desmatar.
A integração, lavoura e pecuária, faz com que o Estado avance, e todo esse resultado só é possível com a dedicação e trabalho do produtor rural, das cadeias produtivas e do Governo do Estado”, ressaltou.
O secretário de Agricultura de Rondônia também falou dos preparativos para a 10ª Edição da Rondônia Rural Show, a maior feira da região norte do país. “Estamos a poucos dias desse que é o maior evento de tecnologia rural do norte do Brasil, a cada dia que passa vamos recebendo mais demandas, para deixar tudo pronto, esse ano com várias novidades, para se ter uma ideia, já superamos o número de expositores do ano passado, que estarão expondo o que há de mais moderno em tecnologia rural.
Teremos ainda diversas oportunidades como cursos, palestras, linhas de crédito, tanto na agricultura quanto na pecuária, entre as mudanças também temos a ampliação da rede elétrica, para amplificar a carga de energia em toda a extensão do local, asfaltamento das principais vias, estação de tratamento de água, internet de fibra ótica e espaços cobertos para garantir o conforto de expositores e visitantes”, destacou.
No final Luiz agradeceu o espaço cedido para poder divulgar as ações da secretaria, e prometeu que em breve divulgará novas ações da SEAGRI.